Saiba o que é e como funciona a logística de coleta e distribuição da RedeCoop


O principal desafio da agricultura familiar é, hoje, a comercialização. A avaliação é de especialistas que participaram do 2º fórum Agronegócio Sustentável, realizado no fim de novembro, mas é amplamente compartilhada pela RedeCoop. Pensando nisso, a Rede criou uma logística própria de coleta e distribuição a fim de facilitar o processo de levar alimentos do campo para a mesa.


A ideia é simples. De um lado, o produtor oferta; por outro, o comprador demanda; e a RedeCoop atua no centro, facilitando o encontro entre as partes e fazendo a intermediação. Para que isso aconteça, o associado produtor deve fazer o download do aplicativo da RedeCoop - a partir de janeiro - e instalar no celular. Depois, precisa acessar a “área do produtor” e cadastrar todos os seus produtos, podendo, inclusive, inserir foto de cada um deles.


Ao final dessa etapa, as mercadorias são validadas no sistema e ficam à venda. Dessa forma, o comprador pode colocar tudo que for do seu interesse no carrinho de compras, finalizando o pedido.


Logo em seguida, entra em ação a logística de coleta e distribuição propriamente dita. Inicialmente, cinco caminhões de carga seca vão percorrer as rotas de integração pensadas pela Rede: São Lourenço, Vale do Jaurú, Guaporé, Aragarças e Vale do Rio Cuiabá, ou seja, um para cada rota. Nelas, deve haver pontos de coleta predefinidos onde o caminhão vai passar recolhendo e entregando produtos.


Essas rotas foram idealizadas com base em questões comerciais, como, por exemplo, a rota Vale do Rio Cuiabá, que tem Várzea Grande e Cuiabá como grande centro consumidor; e a rota São Lourenço, que tem Rondonópolis como outro grande centro consumidor. Assim, por meio de toda a logística, o processo de vendas é facilitado e a distância entre produtores e compradores é reduzida.


Vale destacar que as rotas de comercialização foram formatadas, também, para integrar municípios de diversas microrregiões do estado. Além disso, ressalta-se que, para desenvolver esse projeto, a RedeCoop conta com o apoio da Central Sicredi Centro Norte; da Prefeitura de Cuiabá; do Consórcio Nascentes do Pantanal; e das prefeituras municipais, por meio das suas secretarias de Agricultura.


Se você, agricultor familiar ou comprador, quiser saber mais sobre a nossa logística de coleta e distribuição, entre em contato com a RedeCoop!


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com