RedeCoop apresenta aplicativo pensado para agricultura familiar em Cáceres e Curvelândia


Nessa quarta-feira, 20/3, a cooperativa RedeCoop reuniu-se com agricultores familiares e representantes de instituições parceiras para apresentar, mais uma vez, o aplicativo RedeCoop Logística – uma nova ferramenta que promete facilitar a vida no campo e aproximar produtores e possíveis compradores. As reuniões aconteceram nos municípios de Cáceres e Curvelândia, ambos na região oeste.


A primeira apresentação foi em Cáceres, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Assim como em outros municípios, os participantes receberam informações, tiraram dúvidas e puderam conhecer de perto a plataforma, parte da logística de distribuição e comercialização da Rede. A logística prevê serviços que, junto ao aplicativo, podem alcançar resultados positivos na venda de produtos da agricultura familiar.


Para o engenheiro agrônomo da Empaer Jackson Ferreira da Silva, a reunião foi muito proveitosa. “Deu para conhecer bem o trabalho que está sendo desenvolvido, conhecer um pouco melhor da parceria que a Empaer tem com a RedeCoop e as possibilidades de trabalho que surgem dessa parceria”, diz. Nesse sentido, o engenheiro chama atenção para a existência de um bom relacionamento entre a cooperativa, as instituições parceiras e a comunidade.


O gerente de negócios agro Everton Freres, da agência Sicredi Cáceres, também participou do evento e gostou do que foi exposto. Segundo ele, a ferramenta “vai auxiliar muito na questão da logística”, estimulando a produção na cidade. Já o assessor de crédito da Cooperativa Sicredi Sudoeste Eberti Checon espera que o agricultor tenha bastantes benefícios, podendo se especializar cada vez mais em fazer o que faz de melhor: produzir.

O Sicredi é um dos parceiros da RedeCoop. Todo esse projeto está sendo feito com o apoio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há ainda apoio do Complexo Nascentes do Pantanal.


Uma dessas pessoas que apostam na agricultura familiar é o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Samuel Laudelino. Em sua opinião, a plataforma valoriza o produtor, possibilitando o acesso a “grandes mercados”, tanto para vender “quanto para comprar insumos”. Além disso, de acordo com o técnico da secretaria de Agricultura Marcos César Arruda, oferece a oportunidade de otimizar tempo e gastos.

Na parte da tarde, chegou a vez dos agricultores de Curvelândia conhecerem a nova ferramenta da RedeCoop. A apresentação aconteceu no CRAS e também contou com a presença de autoridades e representantes do setor. Essa foi a segunda reunião da qual o técnico da Empaer Tarcísio Wunsch participa: “dessa vez achei muito mais explicado como irá funcionar a logística e sobre o credenciamento dos produtores. Estou muito confiante”, conta.

Quem compartilha desse sentimento de confiança é o produtor Antônio Manoel de Aguiar. Entusiasmado, ele afirma que o projeto deve alavancar a economia do município, visto que a geração de renda depende da agricultura de pequeno porte. “Estamos precisando de um avanço que sempre foi esquecido. Agora acredito, com a RedeCoop, que isso aí vai ser fantástico para o desenvolvimento da agricultura familiar”.


Entre os participantes do evento, estava ainda a gerente agro Lilian Horácio, da Agência Sicredi Curvelândia, que enxerga no aplicativo uma chance de comercializar com mais eficiência. Por sua vez, o prefeito Sidnei Custódio destaca que a plataforma deve inserir o município no mercado estadual, com “segurança e tranquilidade de bom negócio”. O prefeito acompanhou toda a reunião e se dispôs a contribuir no que for preciso.


Os municípios de Cáceres e Curvelândia integram o Consórcio Nascentes do Pantanal, e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota Jauru. Vale ressaltar que outros municípios da região oeste já receberam essa reunião. São eles: Figueirópolis, Jauru, Indiavaí, Araputanga e Porto Esperidião.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com