RedeCoop apresenta aplicativo para a agricultura familiar em Salto do Céu e Rio Branco


Na última quarta-feira, 24/4, a cooperativa RedeCoop deu início a mais uma rodada de apresentações do aplicativo RedeCoop Logística, que promete facilitar a vida no campo e aproximar produtores e possíveis compradores. As reuniões aconteceram nos municípios de Salto do Céu e Rio Branco e reuniram agricultores, representantes de instituições parceiras e autoridades locais.

A primeira apresentação foi em Salto do Céu, na sala de reuniões do Sicredi. Da mesma forma que nos outros municípios, os participantes receberam informações, tiraram dúvidas e conheceram melhor a plataforma, parte da logística de comercialização da Rede. A logística prevê serviços que, somados ao aplicativo, podem alcançar bons resultados na venda de produtos da agricultura familiar.

Na opinião do técnico da Empaer Bruno Correa, o encontro foi ótimo e ajudou a elevar a confiança do produtor. “Eles tiveram problemas com uma outra cooperativa, mas com o andamento da reunião puderam ver que a linha de trabalho da RedeCoop é bem diferente da outra, ficando animados”. Bruno destaca ainda que a nova ferramenta traz tecnologia e praticidade para o campo.

Já o gerente da agência Sicredi Salto do Céu, Jhony Junior Correia, se surpreendeu com o nível de participação: “a nossa sala aqui lotou de produtores e eles se demonstraram interessados”, conta. O gerente acredita que um dos benefícios do projeto é o aumento da capacidade de comercialização, visto que o acesso ao mercado é apontado como o principal desafio do pequeno agricultor.

O gerente agro Josimar Queiroz também acredita no potencial de escoamento, ou seja, na chance de esgotar aquilo que se produz. Segundo ele, será possível expor no mercado, ter uma renda familiar e conseguir preços melhores, mas é importante que a ferramenta proteja o agricultor. Por sua vez, o secretário de Agricultura municipal, Flávio Aragão, reforça que o aplicativo deve facilitar a divulgação dos produtos.

A administração municipal é um dos parceiros da RedeCoop. Todo esse projeto está sendo feito com o apoio de instituições e pessoas que incentivam a agricultura familiar: as secretarias de agricultura devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há, ainda, apoio do Complexo Nascentes do Pantanal, que forneceu um caminhão através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca.


Após Salto do Céu, foi a vez dos agricultores de Rio Branco conhecerem o novo projeto da RedeCoop. A apresentação aconteceu na sede da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades e representantes do setor. Para a vereadora Maria Celene, o modelo proposto abre portas para escoar a produção de forma segura, sobrepondo modelos onde o produtor primeiro plantava para depois vender. Maria Celene gostou tanto da ideia que pretende incentivar agricultores a aderirem ao projeto.

Assim como a vereadora, o gerente da agência Sicredi Rio Branco, Stony Eduardo Vitorazzi teve uma impressão positiva do aplicativo. “É algo tecnológico, algo que está vindo muito forte hoje no mercado. A forma de fazer negócio no mundo mudou”. Nesse sentido, Stony chama atenção para a necessidade de o produtor rural se adaptar às novas tecnologias e conhecer as formas de compra e venda através da internet.

Outra participante do evento foi a gerente agro Ariana Jossandra Moreira. Em sua fala, a gerente enfatiza que o projeto está pronto, mas, para ter sucesso, depende da vontade do produtor, da própria comunidade e do apoio de instituições correlacionadas, a exemplo da prefeitura. O secretário de Agricultura de Rio Branco, David Bandeira, destaca que a nova ferramenta trará oportunidade de aumentar a renda e diminuir o desperdício.

Os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, integrantes do Complexo Nascentes do Pantanal, se encontram na região oeste do estado, e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota Jauru. Vale ressaltar que outros municípios da região oeste já receberam essa reunião.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com