RedeCoop apresenta aplicativo de celular em Campo Verde e Chapada dos Guimarães


Com objetivo de fortalecer a agricultura familiar e facilitar a vida no campo, a cooperativa RedeCoop mais uma vez apresentou o aplicativo RedeCoop Logística. As novas apresentações foram feitas nessa quinta-feira, 16/5, nos municípios de Campo Verde e Chapada dos Guimarães, e contaram com a presença de agricultores e representantes de instituições parceiras.


Na ocasião, a Rede explicou como funciona a plataforma e suas funcionalidades. Disponível para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado por meio da Play Store e servirá para aproximar produtores e compradores. Além disso, durante o evento, foi abordada a necessidade de implantar uma logística que, junto à ferramenta, proporcione experiências positivas no processo de vendas.

Em Campo Verde, a reunião aconteceu na Secretaria de Agricultura. Segundo a diretora do departamento de agricultura familiar, Patrícia Santos, a proposta é promissora, embora esteja em fase de estruturação. Dessa forma, a diretora destaca que é preciso ter cuidado com o perfil profissional de quem participa da rede, a fim de que sejam assegurados o pagamento e a qualidade dos produtos.


Já o agricultor Eleondes Severo, conhecido como Magrão, conta que o evento foi produtivo e que toda forma de apoio ao trabalho no campo é bem-vinda. Eleondes é presidente de uma associação com aproximadamente 65 produtores e, em sua propriedade, se dedica bastante ao cultivo de mandioca - tem oito hectares plantados e pretende plantar mais 14. Animado, ele espera que o aplicativo possa ajudar o pequeno produtor a alcançar o mercado da capital.


Entre os participantes, estava ainda o gerente de negócios agro da agência Sicredi Campo Verde, Ricardo Perrut. Para o gerente, que participou de duas reuniões, a impressão que fica é de que a parceria entre o Sicredi e RedeCoop foi bem aceita e de que o aplicativo vem para ajudar a superar um dos grandes desafios da agricultura familiar. “Os representantes dessa área não só viram com bons olhos como opinaram muito a favor dessa iniciativa”, diz Ricardo.


Como mencionado pelo gerente, o Sicredi é um dos parceiros da RedeCoop. Todo o projeto está sendo desenvolvido assim, com o apoio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; o Sicredi patrocinou o aplicativo; e o caminhão para fazer a distribuição da rota foi doado por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Medeiros.


Depois de Campo Verde, foi a vez dos agricultores da Chapada dos Guimarães conheceram a nova ferramenta da RedeCoop. A apresentação ocorreu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais e também contou a presença de autoridades e representantes do setor. Na opinião do vice-prefeito Osmar Fronner, essa comercialização através de modalidade móvel é viável e benéfica e o apoio logístico será importante para os agricultores familiares.


O gerente da agência Sicredi Chapada dos Guimarães, Eduardo Postal, concorda que o aplicativo pensado como rede pode beneficiar o produtor. “Isso vai ajudar bastante a comercialização no município de Chapada e nos demais municípios também”, acredita Eduardo. O gerente aproveita para sugerir que as próximas apresentações se aprofundem no funcionamento da ferramenta e se coloca à disposição para ajudar a estreitar o relacionamento com os produtores.


Outro colaborador do Sicredi que esteve presente na reunião foi o gerente de prospecção da agência Sicredi Campo Verde, Douglas Valadão. Em sua opinião, os pequenos produtores tiveram um grande interesse na RedeCoop, pois a cooperativa transmitiu segurança e solidez. Ele acrescenta que os benefícios que virão para o produtor rural serão: “aumento da sua renda, possibilidade de continuar crescendo, somando com os demais produtores e fazendo com que o cooperativismo, que é a nossa bandeira, possa ser levado a todos os cantos do nosso estado e do nosso país”.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com