Porto Esperidião recebe reunião de apresentação de aplicativo para agricultura familiar

Atualizado: 21 de Mar de 2019


Aconteceu, nessa terça-feira, 19/3, mais uma reunião de apresentação do aplicativo RedeCoop Logística – uma nova ferramenta pensada para facilitar a vida no campo e aproximar produtores e compradores. A apresentação aconteceu no município de Porto Esperidião e contou com a presença de agricultores familiares e representantes de instituições parceiras.


Os participantes puderam se informar, tirar dúvidas e conhecer melhor a plataforma, parte da logística de distribuição e comercialização da Redecoop. Essa logística prevê serviços que, somados ao aplicativo, podem alcançar resultados positivos na venda de produtos da agricultura familiar. É o caso do transporte de mercadorias, que proporcionará o abastecimento intermunicipal e encaminhará os excessos para outras regiões.


Na opinião do agricultor Adilson Martins, a reunião foi excelente. “O que eu vi hoje eu achei muito bom, eu acho que o caminho é esse. Tá caminhando para a estrutura, já tem um espaço para receber o produto, tem o caminhão, então eu acho que tá perfeito”, diz. Assim, ele acredita que agora é hora de trabalhar de forma associativa. Adilson atuava no cultivo de melancia, e espera, em breve, poder investir em outra fruta: o morango.


O assessor de crédito Eberti Checon, da Cooperativa Sicredi Sudoeste, também enxerga potencial na proposta, visto que se utiliza de tecnologia em uma atividade antiga como a agricultura familiar. Para o assessor, “com o uso do aplicativo para facilitar a logística, iremos sanar o principal gargalo do hortifrúti das pequenas propriedades, que é a comercialização”.


Já o gerente da agência Sicredi Porto Esperidião, José Ricardo Lincoln, destaca a questão do apoio ao produtor, que poderá contar com auxílio no plantio, no desenvolvimento e no escoamento, e então chance de esgotar tudo aquilo que produz. Além disso, José Ricardo acredita que a parceria entre o Sicredi e a RedeCoop vai render bons frutos.


Todo esse projeto está sendo realizado através de parcerias com instituições que acreditam na agricultura familiar. As secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta assistência na organização produtiva; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há também apoio do Consórcio Nascentes do Pantanal, que forneceu um caminhão através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca.


De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Dariu Antonio Carniel, as reuniões nos municípios membros do Complexo estão ajudando a levar informações sobre a nova plataforma para a comunidade local e, principalmente, para os produtores. Em sua fala, ele enfatiza ainda a importância de todas essas parcerias, pois possibilitam a implantação da logística de comercialização.


Outro participante do evento foi o secretário de Agricultura André de França, espera que a confiança do agricultor cresça e que a logística funcione de forma eficaz, transportando a produção inclusive para os “grandes centros”. Por sua vez, o técnico da Empaer Heverton de Oliveira tem a expectativa de o aplicativo da RedeCoop possa proporcionar uma maior rentabilidade e a “garantia de venda” dos produtos.

O município de Porto Esperidião, integrante do Complexo Nascentes do Pantanal, se encontra na região oeste do estado, e, no projeto da RedeCoop, faz parte da rota Jauru. Vale ressaltar que outros municípios da região oeste já receberam essa reunião. São eles: Figueirópolis, Jauru, Indiavaí e Araputanga.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com