ENCONTRO DE VITICULTORES EM SÃO PEDRO DA CIPA-MT

A Cooperativa Agrícola Mista REDECOOP, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa, SENAR, SICREDI, EMPAER, OCB-MT e MT-HORTICULTURA, realizaram nesse dia 12 de novembro, no Sítio Santarém, Município de São Pedrro da Cipa, um Dia de Campo sobre o Cultivo da Uva Niágara.





Na proposta de fortalecimento da cadeia produtiva da Viticultura e na sequência a Vinicultura, o cultivo da Uva comprovadamente já demonstrou vocação para seu desenvolvimento no Estado de Mato Grosso. A família do senhor Zé Português, ainda em 1992, fez as primeiras plantas. Dessa ação sustentável pelos seus 30 anos de existência, com frutos que em nada deixa a desejar para os tradicionais produtores do Sul do País, oportunizou nesse momento a realização desse 1º Dia de Campo promovido por REDECOOP e seus parceiros.


A organização do evento, ao buscar os produtores para o Encontro, é preciso registrar a fala dos produtores Luiz e Raquel da Locanda do Vale, produção de uvas e vinhos finos em Chapada dos Guimarães: “Uma grata surpresa descobrir a grande quantidade de plantio de videiras e produtores que temos em nosso Estado, inclusive nas mais diversas regiões, com grande variações de climas, solos, etc”.


E o que mais nos chamou a atenção ao buscar reunir esses produtores, foi a aptidão, o perfil, a vocação, o comprometimento para o cultivo, que entre eles aqui podemos citar: O Dr. Cadore em Itaúba, Sr. Ademar em Sorriso, Sr, Adão Pich em Santa Carmem, O Sr Itacir e o Sr. Libero Favarim de Primavera do Leste, entre tantos outros que gostaríamos de aqui mencionar.


Nesse encontro, a Organização do Evento, buscou estimular a formação e construção de ambiente favorável ao desenvolvimento da Viticultura, na proposta de identificar gargalos e entraves, ameaças internas e externas, colocados na fala do Sr. Hudson Saturnino pela REDECOOP, e ainda nesse contexto, tivemos a fala do Presidente da EMPAER, representando o Governo do Estado, estendendo apoio incondicional a essa iniciativa.


A OCB-MT, através de seu Presidente, O Dr. Onofre Cesário, buscou conscientizar quanto a importância do Ato Cooperado, já o SENAR disponibilizou um Consultor que proferiu quanto a Eficiência Econômica e Viabilidade Financeira do Cultivo da Uva, enquanto o SICREDI apresentou suas linhas de créditos e disposição para financiar aos que recorrem ao capital de terceiros para o investimento, em seu regime cooperado.


E por fim, o Evento se encerrou com a visitação às instalações do Parreiral, tendo o Sr. Zê Portugues, aos 85 anos, apresentando as técnicas empregadas e contando sua história aos participantes quanto aos seus 30 anos de perseverança e sucesso.


Os Prefeitos Eduardo Português de São Pedro da Cipa e Osmar Froner de Chapada dos Guimarães, que também se fizeram presentes, são muito dedicados a fazer agricultura em áreas rurais de pequeno porte, e foram desafiados a concorrerem seus municípios à se tornar a Capital da Uva no Estado de Mato Grosso.


Adiante outros encontros virão, assim entenderam os participantes, mas agora é encaminhar e buscar avançar quanto a pauta estabelecida nesse primeiro encontro.






logo menor.png