Cultivo de melancia vira tradição em município de Mato Grosso


Foto: Arquivo pessoal/André de França

No município de Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, a produção de leite, prática rotineira, vem abrindo espaço a outro investimento: a melancia. Apesar do tamanho, a fruta não precisa de muito espaço para seu cultivo e requer manejo simples, o que tem chamado atenção dos pequenos agricultores do município, principalmente daqueles que moram na região da Ferrugem.


O interesse foi crescendo e hoje a comunidade da Ferrugem se destaca no negócio. De acordo com o secretário municipal de Agricultura André de França, são vários fatores que levam a esse bom desempenho. “O tipo de solo, a logística e a localização próxima à BR”, afirma. O secretário conta, ainda, que a situação social contribui para o desenvolvimento do negócio, pois os moradores da comunidade precisam gerar renda.


Contudo, a safra de melancia, que já chegou a aproximadamente mil toneladas, agora fica em torno de 300. A explicação para isso está, provavelmente, nos obstáculos enfrentados pela agricultura familiar, como a dificuldade de regularização fundiária ou a falta de programas de incentivo. Contudo, a gestão do município, por meio da Secretaria de Agricultura, tenta recuperar o nível de produção.


Segundo o secretário André de França, o órgão costuma atuar na elaboração de comodato para preparação do solo, ou seja, na contratação de empréstimo, bem como na manutenção de estradas e pontes de acesso às lavouras – junto à secretaria de Obras. Para ele, os produtores de Porto Esperidião “são bastante independentes, plantam e organizam a terra”.


Além da melancia, os pequenos agricultores trabalham com o plantio de outras frutas, a exemplo da banana, do melão e do abacaxi. Toda a produção é comercializada na região oeste do próprio município, a grande Cáceres, podendo ser encaminhada para a capital Cuiabá e para o estado de Rondônia.


A gestão do município apoia a implementação do aplicativo RedeCoop. Já os produtores esperam que a novidade, aliada à logística de coleta e distribuição dos produtos, possa ajudar a melhorar os resultados do setor.

Para saber mais sobre o aplicativo de comercialização, clique aqui.


Por Glaucia Machado



© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com