Aplicativo que favorece agricultor familiar é apresentado em Jaciara e São Pedro da Cipa


Nessa terça-feira, 26/2, a RedeCoop apresentou o aplicativo da Rede, uma nova ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do produtor rural e aproximar produtores e compradores. As apresentações aconteceram nos municípios de Jaciara e de São Pedro da Cipa e reuniram agricultores familiares, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o Sicredi e a Empaer.


A primeira reunião aconteceu em Jaciara, na Secretaria de Agricultura. Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de toda uma organização a fim de possibilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar, alcançando os resultados esperados. Esse processo vai desde o uso do aplicativo, passando pela coleta das mercadorias nos pontos predeterminados até a entrega ao cliente.


Na opinião do técnico agropecuário da Empaer Ilton Batista Camilo, participante do encontro, o aplicativo é uma ferramenta fantástica. “O produtor vai ser beneficiado com a garantia da comercialização do seu produto, o que hoje é o maior problema. Então sobrará mais tempo para se dedicar ao seu trabalho”, diz. Dessa forma, ele destaca que o agricultor deve receber apoio para aumentar a produção.


O secretário de Agricultura de Jaciara, Joel de Souza, também chamou atenção para a economia de tempo e até de recursos. De acordo com o secretário, “esse é o caminho. Nós temos que buscar sim esse arranjo da produção e da venda dos produtos da agricultura familiar, para que ele (o agricultor) não perca tempo e de repente a mercadoria que está produzindo”. Além disso, Joel elogiou a participação do Sicredi, que apresentou linhas de crédito e tirou dúvidas dos agricultores.


O Sicredi é patrocinador do aplicativo. Todo esse projeto conta com o envolvimento de instituições parceiras, que acreditam no fortalecimento da agricultura familiar. As prefeituras municipais, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta por meio das suas secretarias de agricultura; e a Empaer presta apoio quanto à organização produtiva e à assistência técnica. Há, ainda, o incentivo do Complexo Nascentes do Pantanal.


Nesse sentido, o consultor agro familiar da Central Sicredi Centro Norte, Oswaldo Fioravante Biazi, ressalta a força e a capacidade do trabalho cooperativo. Na reunião, ele e os parceiros transmitiram aos agricultores “a importância da organização, de trabalhar de forma conjunta, de mãos dadas, cada um fazendo a sua parte, unidos com um objetivo comum”. Para Oswaldo, o aplicativo é uma oportunidade de exibir a produção à sociedade e valorizar o agricultor familiar.


Já a gerente agro da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Cerrado, Valquíria Atezel Dockhorn, acredita que o aplicativo “será muito bem-vindo e abraçado pelos produtores”. Ela avalia que pode haver alguma dificuldade na fase de implantação, devido à falta de conhecimento, mas existe interesse e a iniciativa “tem tudo para dar certo”.

Depois de Jaciara, chegou a vez dos agricultores de São Pedro da Cipa conhecerem o trabalho da RedeCoop. O evento aconteceu na Câmara Municipal e também reuniu autoridades e representantes do setor. Entre os participantes, estava o vice-prefeito Eduardo José da Silva, que reconhece a importância do aplicativo no processo de comercialização. “Você consegue levar a mercadoria a outros lugares que às vezes está faltando, então você não vai ficar com o produto parado”, diz o vice-prefeito.


Outra autoridade que participou do evento foi o presidente da Câmara Municipal Vanildo Borto Fauro. O presidente da Câmara enfatiza a possibilidade, para o produtor, de regularizar sua documentação e de ter o transporte dos seus produtos “na porta da propriedade”. Por sua vez, o secretário de Agricultura Cláudio Santos conta que os participantes ficaram animados com a reunião e esperam começar “esse trabalho o quanto antes".

Vale ressaltar que o aplicativo é parte da logística de comercialização da RedeCoop, que conta, entre outros serviços, com o transporte de produtos através dos caminhões e das rotas de coleta e distribuição. A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso.


Por Glaucia Machado



© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com