Aplicativo que aproxima produtor do comprador é apresentado em Figueirópolis e Jauru


Nessa quinta-feira, 7/3, a RedeCoop apresentou, mais uma vez, o aplicativo da Rede – uma nova ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do produtor rural e aproximar produtores e compradores. As apresentações aconteceram nos municípios de Figueirópolis D’Oeste e de Jauru e reuniram agricultores familiares, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o Sicredi e a Empaer.


A primeira reunião ocorreu em Figueirópolis, na sede da Prefeitura. Assim como em outros municípios, durante o evento, enfatizou-se a necessidade de toda uma organização a fim de possibilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar, cumprindo aquilo que se espera. Esse processo vai desde o aplicativo e do incentivo ao crédito rural até a coleta das mercadorias nos pontos predeterminados e a entrega ao cliente.


Para o técnico da Empaer Elso Procópio, a reunião foi positiva. “Achei muito interessante, os produtores também acharam. É uma oportunidade do produtor, hoje, produzir, porque eu acho que o maior gargalo do produtor é a comercialização”, diz. Dessa forma, ele destaca que a implantação do aplicativo pode amenizar esse desafio enfrentado pelos agricultores familiares.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Murielly Isadora Raposa, também ressalta a possibilidade de facilitar o escoamento da produção, ou seja, a chance de esgotar tudo aquilo que se produz. Além disso, Murielly Isadora acredita que todo esse processo irá fomentar o plantio de frutas e verduras na região, diversificando a área e aumentando a renda do agricultor.


A administração municipal de Figueirópolis é um dos parceiros da RedeCoop. Todo esse projeto está sendo desenvolvido através do apoio de instituições que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há ainda apoio do Complexo Nascentes do Pantanal.


Depois de Figueirópolis, foi a vez dos produtores rurais de Jauru conhecerem o novo projeto da RedeCoop. A apresentação aconteceu na Câmara Municipal e também contou com a presença de autoridades e representantes do setor. Na opinião da assessora de negócios agro do Sicredi Noroeste MT e Acre, Cinthia Siqueira, essas reuniões foram um “importante ponto de partida para organização” da produção, e agora a expectativa é de que essa organização possa fortalecer a comunidade.


Nesse sentido, o técnico da Empaer Árli Leonel chama atenção para os papeis a serem desempenhados por cada parceiro, além dos benefícios que o aplicativo pode proporcionar. Segundo o técnico, a reunião deixou claro “quais as obrigações de cada um no processo de organização do setor”, sinalizando uma possibilidade de ampliar o mercado e desenvolver novos cultivos. “O produtor vai animar em investir”, acredita Árli.


Outro participante do evento foi o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Urbano de Jauru, Dorivaldo Rufino. Em sua fala, o secretário enfatiza a oportunidade de aproximar produtores de compradores e de apresentar os produtos locais para os grandes centros.

Os municípios de Jauru e Figueirópolis se encontram na região oeste do estado, e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota Jauru. O caminhão dessa rota atenderá a todos os 13 municípios da região, realizando o abastecimento intermunicipal e encaminhando o excesso para Cuiabá.


Vale ressaltar que o aplicativo é parte da logística de comercialização da RedeCoop, que conta, entre outros serviços, com o transporte de produtos através dos caminhões e das rotas de coleta e distribuição. A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com