Aplicativo pensado para a agricultura familiar é apresentado em Juscimeira e Dom Aquino

Atualizado: 15 de Mar de 2019


Foi apresentado nessa quarta-feira, 27/2, o aplicativo RedeCoop, uma nova ferramenta criada para facilitar a vida do agricultor familiar e aproximar produtores e compradores. Dessa vez, as apresentações aconteceram nos municípios de Juscimeira e de Dom Aquino e reuniram produtores rurais, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o Sicredi e a Empaer.

Em Jaciara, a reunião aconteceu no período da manhã, no anfiteatro da Prefeitura Municipal. Ao longo do evento, enfatizou-se a necessidade de toda uma organização a fim de possibilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar, cumprindo aquilo que se espera. Esse processo vai desde o aplicativo e do incentivo ao crédito rural até a coleta das mercadorias nos pontos predeterminados e a entrega ao cliente.


De acordo com o prefeito Moisés dos Santos, a reunião foi produtiva e trouxe orientações até então desconhecidas pelos produtores. “Foi exposto pela cooperativa os créditos, a forma de fazer parcerias, informações que beneficiam a comunidade rural”, diz o prefeito. As orientação acerca de crédito rural foram fornecidas pelo consultor agro familiar da Central Sicredi Norte, Oswaldo Fioravante Biazi, e pelo gerente da agência Sicredi Juscimeira Josuel Barbosa.

Josuel acredita que o aplicativo é uma “excelente alternativa” de comercialização, uma vez que o produtor estabelece contato direto com o vendedor. Além disso, o gerente do Sicredi enxerga nesse trabalho uma possibilidade de revolucionar a agricultura familiar do município: “[o projeto] tem toda estrutura necessária para que o ciclo seja completo, desde o preparo do solo até a venda dos produtos”.

O Sidreci é um dos parceiros da RedeCoop. Todo esse projeto está sendo desenvolvido através do apoio de instituições que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há também apoio do Complexo Nascentes do Pantanal.


Na parte da tarde, foi a vez dos agricultores de Dom Aquino conhecerem o novo projeto da RedeCoop. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e também contou com a presença de autoridades e representantes do setor. Para o prefeito Valdécio Luiz da Costa, um dos participantes do evento, todos estão confiantes no aplicativo. Valdécio afirma que a ferramenta trará “comodidade” e certeza de que o produto “está sendo comercializado da melhor maneira possível”.

Outro membro da prefeitura que marcou presença foi o secretário de Agricultura Lázaro Moreira, que se compromete, junto aos servidores do órgão, a incentivar o projeto por meio do auxílio técnico e da organização nas estradas. Por sua vez, o gerente de negócios Leonardo César, da agência Sicredi Dom Aquino, conta que os produtores estão animados e que a expectativa é de que eles se associem tanto com o Sicredi quanto com a RedeCoop.

O projeto inclui a identificação da aptidão agrícola do município, ou seja, do arranjo produtivo local. Em Juscimeira, os produtores devem se dedicar mais ao cultivo de milho. E em Dom Aquino, a produção será dividida em dois grandes grupos – um investirá na banana e outro no maracujá. A ideia, com isso, é proporcionar maior segurança para todas as partes interessadas no negócio.

Vale ressaltar que o aplicativo é parte da logística de comercialização da Rede, que conta, entre outros serviços, com o transporte de produtos através dos caminhões e das rotas de coleta e distribuição. A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com