Aplicativo para pequeno produtor é apresentado em Lambari D’Oeste e São José dos Quatro Marcos


Depois de passar por Salto do Céu e Rio Branco, a RedeCoop encerrou a nova rodada de apresentações do aplicativo RedeCoop Logística nos municípios de Lambari D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. Os encontros aconteceram na última quinta-feira, 25/4, e reuniram produtores e representantes de instituições parceiras interessados em conhecer todas as funcionalidades dessa ferramenta.

Em Lambari D’Oeste, a reunião ocorreu no período da manhã, no prédio da Câmara Municipal. Ao longo do evento, abordou-se a necessidade de implantação de uma logística que, junto ao aplicativo de comercialização, possibilite resultados positivos na venda de produtos da agricultura familiar. Essa logística, pensada pela RedeCoop, prevê serviços como transporte de mercadorias, entreposto central e encaminhamento de excessos para outras regiões. Tudo que possa facilitar a vida do pequeno produtor.


Segundo a secretária de Agricultura do município, Izabel Rigoni, a reunião foi excelente. “Tenho certeza que todos ficaram muito satisfeitos com a palestra. Fiquei muito contente, porque passamos expectativas positivas para todos”, diz. O técnico da Empaer Tarcísio Wunsch, que participou da apresentação pela terceira vez, também destacou o entusiasmo da comunidade rural com a proposta de logística e de divulgação dos produtos.


Outro participante que gostou da ideia é o gerente da agência Sicredi Lambari D’Oeste, Everton Alcântara. Ele conta que a rendeu e teve bom público: “Tivemos vários produtores, inclusive que já trabalham com produtos como melancia, inhame... Então achei bem interessante por esse motivo”. Já o gerente agro Ederson Alves destaca que esse modelo de negócio pode alavancar a economia da região, uma vez que a “grande dificuldade” encontrada pelo produtor é o destino da produção.


A expectativa positiva do gerente Ederson é compartilhada pelo prefeito Edvaldo Alves. Na opinião do administrador, a troca de informações através do aplicativo vai facilitar o processo de venda, beneficiando o agricultor familiar da cidade e aumentando sua renda.

O Sicredi patrocinou o aplicativo e é um dos parceiros da RedeCoop. Todo o projeto está sendo feito com o apoio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Consórcio Nascentes do Pantanal forneceu um caminhão através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca.


Na parte da tarde, chegou a vez dos agricultores de São José dos Quatro Marcos conhecerem a nova ferramenta da RedeCoop. De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Dariu Antonio Carniel, as reuniões nos municípios membros do Complexo foram todas bastante produtivas, mas o encontro em São José dos Quatro Marcos se destacou pela presença de pelo menos cinco presidentes de associações de produtores, do coordenador de agricultura municipal e de técnicos da Empaer.


Para o técnico Adriel Fernandes, o aplicativo é uma ótima ideia e deve atender aos anseios do produtor. Nesse sentido, ele chama atenção para o fato de que pode haver algumas dificuldades no início, na fase de adaptação. Porém, depois, a plataforma deve se consolidar como uma diferente porta para o mercado.


O professor de Agronomia Esvânio Ferreira, da Faculdade de Quatro Marcos (FQM), concorda que a ferramenta é boa ideia. Em sua fala, enfatiza que o aplicativo tem uma formatação simples, o que facilita o uso por parte do agricultor familiar e contribui para o sucesso na negociação entre consumidor e fornecedor: “com esse novo sistema, os agricultores só tem a ganhar e se fortalecer”.


Os municípios de Lambari D’Oeste e São José dos Quatro Marcos integram o Consórcio Nascentes do Pantanal e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota. Vale ressaltar que, agora, todos os municípios da rota já receberam essa apresentação.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com