Aplicativo para agricultura familiar é apresentado em São José dos Quatro Marcos


Na última segunda-feira, 10/12, o diretor da RedeCoop, Hudson Saturnino, apresentou o aplicativo da Rede, uma nova ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do produtor rural. A apresentação aconteceu no município de São José dos Quatro Marcos e reuniu secretários de Agricultura, técnicos municipais e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), bem como representantes de instituições parceiras.


O objetivo era explicar o funcionamento do aplicativo, parte da logística de produção e comercialização da RedeCoop. Nesse sentido, o diretor Hudson Saturnino esclareceu que é necessária toda uma organização a fim de possibilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar, alcançando os resultados esperados. Esse processo vai desde o uso da ferramenta no cadastro de produtos, passando pela coleta nos pontos predeterminados até a entrega das mercadorias.

Ainda durante o evento, o diretor destacou outras questões importantes. Para ele, a utilização do aplicativo pode ser um caminho para que a produção do agricultor familiar alcance as gôndolas do supermercado. Além disso, Hudson afirma que o trabalho em rede proporciona o crescimento do produtor e que o apoio dos parceiros é fundamental para o sucesso do projeto.

O Consórcio Nascentes do Pantanal, responsável pelo evento, é um dos parceiros da RedeCoop. Assim, os 14 municípios membros serão atendidos pelo sistema de organização. De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Dariu Carniel, a ferramenta “é importante para estabelecer essa comercialização”, principalmente em relação à demanda e à produção. “A expectativa é que a gente possa fortalecer e ter produtores conscientes desse trabalho”, diz.

A gerente administrativo e financeiro da unidade Sicredi São José dos Quatro Marcos, Elizani Daniela, também participou da reunião. Segundo a gerente, o aplicativo deve trazer muitos benefícios ao agricultor familiar, entre eles, aumentar seu poder de venda e o alcance dos seus produtos. No entanto, Daniela ressalta que é preciso trabalhar junto ao produtor, que, muitas vezes, não tem conhecimento dessas ferramentas. “Eu acho que as prefeituras têm que abraçar a causa com o pequeno produtor. Os técnicos fazendo reuniões, chamando eles”.


Todo esse projeto está sendo desenvolvido por meio do apoio das instituições parceiras. O Sicredi patrocinou o aplicativo; a Prefeitura de Cuiabá forneceu o box na Central de Comercialização da Agricultura Familiar; o Consórcio Nascentes do Pantanal forneceu o caminhão – através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca; e as prefeituras municipais, por meio das suas secretarias de Agricultura, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta.


Para o secretário de Agricultura de Porto Esperidião, André França, o aplicativo “é muito promissor” e pode ajudar a resolver as dificuldades enfrentadas pelo pequeno produtor. “Nós da secretaria municipal acreditamos e apoiamos mais essa iniciativa da cooperativa”, afirma. André esteve presente na reunião e gostou do que viu ouviu a respeito do aplicativo. “A reunião foi muito proveitosa, chamando atenção de todos para o assunto. Muito boa”.


Já o gerente da secretaria de Agricultura de Araputanga, Willie Martes, considera que esse é um projeto muito importante para a agricultura familiar praticada no vale do Jauru, uma vez que “a grande dificuldade do pequeno produtor, hoje, está na comercialização dos seus produtos”. Willie destacou ainda que o agricultor familiar poderá investir mais na sua propriedade, para aumentar e diversificar a produção.

Agora, o próximo passo é fazer reuniões com produtores associados ou que venham a fazer parte da Rede, a fim de que eles possam entender o funcionamento do aplicativo e da logística de produção e comercialização.


O aplicativo de comercialização da RedeCoop está em fase de testes e deve ficar disponível no mês de janeiro. Assim que for liberado, os associados deverão acessar a loja de aplicativos Play Store, no sistema operacional Android, e fazer o download.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com