Aplicativo para agricultura familiar é apresentado em Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste


O aplicativo RedeCoop Logística, que promete facilitar a vida do produtor rural, continua sendo apresentado nos municípios mato-grossenses. Nessa quinta-feira, 21/3, agricultores e representantes de instituições parceiras se reuniram com a cooperativa RedeCoop para conhecer todas as funcionalidades e entender mais sobre a importância da ferramenta. As novas apresentações aconteceram em Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste.

Em Mirassol D’Oeste, a reunião ocorreu no período da manhã, na sede do CREA. Na ocasião, enfatizou-se a necessidade de implantação de uma logística que, somada ao aplicativo, possibilite o alcance de resultados positivos na venda de produtos da agricultura familiar. Essa logística, idealizada pela RedeCoop, prevê serviços como transporte de mercadorias, entreposto central e encaminhamento de excessos para outras regiões.


De acordo com o técnico da Empaer Robson Júnior Hartmann, a apresentação ajudou a compreender o funcionamento do aplicativo, apresentando todo o sistema de base por trás da ação. Ele acredita que um dos grandes benefícios do projeto será o auxílio na eliminação e/ou redução dos estoques, mas, para isso, o produtor alheio às tecnologias precisa “enxergar sua propriedade rural como um negócio”.


Quem também participou do evento e gostou do que ouviu foi o gerente da agência Sicredi Mirassol D’Oeste, Carlos Backes. Em sua opinião, era importante que mais produtores estivessem presentes, pois o aplicativo vai contribuir para o desenvolvimento das pequenas propriedades. “Será uma ferramenta que motivará nossos produtores a produzir mais, com melhor qualidade e na certeza de que, se programando, terá o comprador”, diz. Além disso, Carlos destaca que o Sicredi está à disposição para trabalhar em conjunto e crescer.

O Sicredi é um dos parceiros da RedeCoop. Na verdade, todo o projeto está sendo desenvolvido assim, com o apoio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há, ainda, apoio do Consórcio Nascentes do Pantanal, que forneceu um caminhão através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca.


Depois de Mirassol D’Oeste, chegou a vez dos agricultores de Glória D’Oeste conhecerem a plataforma da RedeCoop. A apresentação aconteceu no prédio da Câmara Municipal e também contou com a presença de autoridades e representantes do setor. Segundo o secretário executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal, Dariu Antonio Carniel, as reuniões nos municípios membros do Complexo estão ajudando a levar informações sobre o novo aplicativo para a comunidade local.


Entre os participantes do evento, estava ainda o prefeito do município e presidente do Consórcio, Paulo Remédio, que acompanhou de toda a apresentação e enxergou bastante potencial na proposta. “O produtor vai ficar mais atento à negociação. Vai trazer mais segurança pra ele poder plantar, sabendo que vai ter comercialização fácil com grandes redes de supermercado”, ressalta.

Outros membros da prefeitura que estiveram presentes foram o secretário de Agricultura Welterson Vieira e o técnico Micael Seidht. Em sua fala, o secretário reafirma o compromisso do órgão na parceria com a RedeCoop e pensa em uma reunião interna com os produtores para fortalecer o trabalho. Já o técnico Micael chama atenção para as vantagens da ferramenta, sendo um incentivo para que a família permaneça no campo e melhore seu sistema produtivo, aumentando renda e qualidade de vida.

Assim como os membros da secretaria, o assessor de crédito Eberti Checon, da Cooperativa Sicredi Sudoeste, considerou interessante a quantidade de agricultores presentes, além da participação do Poder Público e de uma associação que envolve mais de 100 produtores. “Achei o engajamento da cidade muito bacana, e a RedeCoop pode se transformar em mais uma opção para o pequeno produtor”. Eberti esteve em três apresentações na região.

Os municípios de Mirassol D’ Oeste e Glória D’Oeste integram o Consórcio Nascentes do Pantanal, e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota Jauru. O caminhão dessa rota atenderá a todos os municípios do Consórcio, realizando o abastecimento intermunicipal e encaminhando o excesso para Cuiabá.


Vale ressaltar que outros municípios da região oeste já receberam essa reunião. São eles: Figueirópolis, Jauru, Indiavaí, Araputanga, Porto Esperidião, Cáceres e Curvelândia.


Sobre a ferramenta

O aplicativo RedeCoop Logística,já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com