Aplicativo para a agricultura familiar é apresentado em Araputanga e Indiavaí

Atualizado: 15 de Mar de 2019


Na última sexta-feira, 8/3, a RedeCoop, novamente, apresentou o aplicativo da Rede – uma ferramenta pensada para facilitar a vida do agricultor familiar e aproximar produtores e compradores. As últimas apresentações aconteceram nos municípios de Indiavaí e Araputanga e reuniram agricultores familiares, autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o Sicredi e a Empaer.


Em Indiavaí, a reunião ocorreu no período da manhã, no prédio da Câmara Municipal. Ao longo do evento, foi abordada a necessidade de toda uma organização a fim de possibilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar, cumprindo aquilo que se espera. Esse processo vai desde o uso do aplicativo, passando pela coleta das mercadorias nos pontos predeterminados até a entrega ao cliente.


Segundo o técnico da Empaer Porfírio dos Santos, a reunião teve caráter informativo e ofereceu explicações objetivas e diretas. Então, conseguiu motivar os participantes: “os produtores presentes aguardam com otimismo, pois notamos que, diferentemente de outras propostas, esta foca primeiramente na comercialização, buscando consolidar o mercado consumidor. Muito promissora esta proposta”, afirma Porfírio.

O agrônomo Gilberto Brauno também acredita no potencial da proposta, afinal, trata-se de “um canal para facilitar a venda” dos produtos da agricultura familiar. Para ele, o próximo passo é produzir alimentos e “tentar fazer a comercialização de forma rápida e sem a dificuldade de transporte”. Dentro desse projeto, Gilberto deve fornecer apoio à Secretaria Municipal de Agricultura.

Todo o trabalho está sendo desenvolvido assim, através do auxílio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar. As secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta assistência na organização produtiva; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. Há ainda apoio do Complexo Nascentes do Pantanal, que forneceu um caminhão através de emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca.


Depois de Indiavaí, foi a vez dos agricultores de Araputanga conhecerem a nova ferramenta. O evento aconteceu na sede da Empaer e também reuniu autoridades e representantes do setor. Entre os participantes, estava a assessora de negócios agro do Sicredi Noroeste MT e Acre, Cinthia Siqueira, que enxerga no aplicativo uma possibilidade de fortalecer o agricultor familiar e aumentar a representatividade do grupo.

Nesse sentido, o gerente da agência Sicredi Araputanga, Rafael Batista, chama atenção para a questão da inovação e das formas associativas de organização. “(O aplicativo) é muito interessante e vem de encontro com essa tendência de tecnologia ligada ao campo, meios de distribuição e essa junção do pequeno produtor em pequenos grupos”. Além disso, o gerente ressalta a importância da participação do Poder Público como facilitador de todo o processo.


O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, Willie Douglas Martes, participou do encontro e gostou do que viu e ouviu. Na opinião dele, o agricultor hoje tem dificuldade para vender seus produtos, assim, a proposta da RedeCoop pode ajudá-lo na tarefa da comercialização. O resultado seria "o incentivo para permanecer na agricultura familiar” e o “aumento da renda”.

Outro participante do evento foi o engenheiro agrônomo Cláudio Tadeu Gonçalves, da Empaer. Em sua fala, Cláudio enfatiza que os agricultores “demonstraram bastante interesse no aplicativo e seu funcionamento” e puderam, na reunião, esclarecer dúvidas e inseguranças. Mas não só isso – o encontro foi uma oportunidade de diálogo com o produtor, a fim de entender suas demandas.


O engenheiro destaca, também, que o aplicativo “é uma ferramenta extremamente valiosa”, que pode apresentar vantagens como economia de tempo e de recursos; elevação do nível de profissionalismo dos produtores; geração de renda; e motivação para o trabalho.

Os municípios de Indiavaí e Araputanga, integrantes do Complexo Nascentes do Pantanal, se encontram na região oeste do estado, e, no projeto da RedeCoop, fazem parte da rota Jauru. O caminhão dessa rota atenderá a todos os 13 municípios da região, realizando o abastecimento intermunicipal e encaminhando o excesso para Cuiabá.


Vale ressaltar que o aplicativo é parte da logística de comercialização da Rede, que conta, entre outros serviços, com o transporte de produtos através dos caminhões e das rotas de coleta e distribuição. A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso.


Por Glaucia Machado



© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com