Aplicativo para a agricultura familiar continua a ser apresentado no interior


A cooperativa RedeCoop voltou a se reunir com agricultores e representantes de instituições parceiras para apresentar o aplicativo RedeCoop Logística, uma nova ferramenta que promete facilitar a vida no campo e aproximar produtores e compradores. As novas apresentações aconteceram nessa quarta-feira, 15/5, nos municípios de Planalto da Serra e Nova Brasilândia.


A primeira reunião ocorreu em Planalto da Serra, na sede da Câmara Municipal. No decorrer do evento, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações, tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a plataforma. Além disso, foi abordada a necessidade de implantação de uma logística que, junto ao aplicativo, possibilite resultados expressivos na venda de produtos da agricultura familiar.


Na opinião do presidente da Cooplan (Cooperativa de Planalto da Serra), Gilberto Siqueira, a reunião foi de suma importância para a classe produtora do município. Nesse sentido, ele destaca que a ferramenta apresentada vem de encontro com as necessidades básicas dos produtores, pois a questão da comercialização e da logística tem sido um grande desafio para o agricultor familiar.


Outro participante do evento que gostou da ideia foi o produtor Carlos Domingos. Carlos trabalha com abóbora, maracujá e batata doce um assentamento de Primavera do Leste e fez questão de ir a Planalto da Serra conhecer o projeto. “Para mim foi muito proveitoso e tenho certeza que irá mudar, para melhor, a minha trajetória em termos de produção continuada com padrão de qualidade à altura da exigência do mercado consumidor”, acredita.


A expectativa positiva de Gilberto e de Carlos é compartilhada pelo gerente da agência Sicredi Nova Brasilândia, que também atende Planalto da Serra. Para Joldenir Lázaro, o novo aplicativo pode facilitar a vida do produtor no processo de implementar uma logística e comercializar seu produto, otimizando tempo e agregando valor ao produto final. O gerente acrescenta que o conceito do aplicativo está alinhado com o propósito do Sicredi.


O Sicredi é um dos parceiros da RedeCoop. Todo o projeto está sendo desenvolvido assim, com o apoio de instituições e pessoas que acreditam na agricultura familiar: as secretarias de agricultura, por exemplo, devem encaminhar os produtos para os pontos de coleta; a Empaer presta auxílio na organização produtiva e na assistência técnica; e o Sicredi patrocinou o aplicativo. O caminhão para fazer a distribuição da rota foi doado por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Medeiros.


Após Planalto da Serra, chegou a vez dos agricultores de Nova Brasilândia conhecerem a plataforma da RedeCoop. A reunião aconteceu no prédio da Câmara Municipal. Segundo a produtora Ângela Maria Tavares, a proposta da cooperativa é boa e deve trazer bons resultados. Ângela aposta no cultivo do maracujá para gerar renda para ela e sua família.


De acordo com o diretor da RedeCoop, Hudson Saturnino, o que mais chamou sua atenção é o comprometimento da gestão municipal de Nova Brasilândia com a produção das áreas rurais de pequeno porte. “Entre as secretarias municipais de Agricultura no estado, é uma das mais aparelhadas; a nomeação do secretário é de estrita ordem técnica; os veículos e patrulhas agrícolas com manutenção preventiva; e o atendimento aos arranjos produtivos é pontual”, afirma Hudson.


Já o secretário de Agricultura Cleberson Rocha enfatiza que a reunião contou com um número de participantes suficiente, os quais receberam informações e podem compartilhar com outros produtores. Em sua fala, o secretário ressalta ainda que o aplicativo vai ajudar o agricultor de Nova Brasilândia a exportar sua produção para um número maior de municípios, sendo, assim, necessária essa melhor organização.


Sobre a ferramenta


O aplicativo RedeCoop Logística já está disponível para download. Com essa nova plataforma, a cooperativa busca facilitar o trabalho do produtor rural e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo email redecooplogistica@gmail.com.


Por Glaucia Machado


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com